terça-feira, 17 de setembro de 2013

Aperfeiçoe o Foco e Melhore o Estilo de Vida.


         Você já parou pra pensar quantas coisas em um só dia você faz "no automático"? __Como por exemplo, passar a marcha do carro, o próprio trajeto que você percorre, a pé, de ônibus ou trem, de casa para o trabalho, escola, faculdade, ou mesmo, o simples ato de respirar, é, de respirar, que é fundamental para continuarmos vivos e sequer lembramos durante todo um dia que estamos fazendo aquilo, pois, fica armazenado no cérebro como uma das tarefas "automáticas".

         Essa automatização do cérebro é um facilitador para nosso dia a dia, afinal, a vida é tão corrida e já temos tantas tarefas para executar, não é mesmo?

         Mas, por trás dessa "virtude" há algo que, sim, nos prejudica em nossa evolução e crescimento intelectual, além de nos privar de uma ótica completamente diferente do que a vida nos traz nesses pequenos atos.

         Quando você  passa a reparar em tudo, tudo mesmo, que você está fazendo e foca naquilo, tudo fica diferente, você faz melhor, sente mais. 

         Quer um exemplo? Um casal que já está junto há muito tempo e quando fazem carinho um no outro, como um simples alisar de braços ou mesmo um cafuné, normalmente, aquela carícia já está no que chamamos de "automático" e embora seja bom pra quem recebe, o que faz, às vezes, nem repara ou sente, exatamente, o que está fazendo. Se você se viu neste exemplo, experimente, da próxima vez que for fazer carinho no seu companheiro ou companheira, prestar bem a atenção em cada movimento seu, em cada toque, ou intensidade do toque, viva mais aquele momento e descubra como é mais prazeroso e diferente do que das outras centenas de vezes que você fez a mesma coisa.

          Saindo um pouco do romantismo e voltando à vida agitada do dia a dia, experimente prestar mais atenção no caminho que você percorre todos os dias, nos nos edifícios, nas praças, nos muros e as "artes" que geralmente se encontram expostas neles, ou mesmo, quando você dirige, experimente prestar atenção em cada mudança de marcha, na intensidade com que você pisa no acelerador.

          Muito importante também: Permita-se, um momento do dia, a sós com você mesmo(a) parar de pensar no mundo ao seu redor e, estando em um lugar só seu, sem interferência externa (humana), sinta sua respiração, foque nela, tente relaxar e desfrutar do ar que você absorve e depois libera, faça isso por alguns minutos que sejam e, assim, recupere seus melhores sentidos. Seu cérebro e coração, aliás, todo o seu corpo agradece.

     Essa mudança de hábito contribuirá em muito para o aperfeiçoamento de sua concentração ao fazer qualquer coisa.